quarta-feira, 27 de abril de 2011

Uma lição de Confucio


Confúcio, em chinês Kung-Fu Tse, foi um grande sábio do Oriente. Nasceu presumivelmente, em 551 AC, e faleceu em 478 AC. O respeito extraordinário de que gozava, durante sua vida, fê-lo converter-se, mais tarde, em veneração pública. Originariamente o confucionismo não era uma eligião, mas uma moral familiar, social e estatal, fundada no respeito, amor e obediência. São célebres no mundo todo os aforismos e as lições de Confúcio, atravessando tempos e permanecendo sempre atuais.

Certa vez ele passeava com seus discípulos, quando deparou com uma mulher que chorava amargamente ao pé de um túmulo, no qual estava o corpo de uma criança todo disforme. O sábio chinês apressou os passos em sua direção e mandou que um de seus discípulos o enterrasse.

-- Sua lamentação – disse ele à mãe do menino morto – é a de quem sofreu infortúnio após infortúnio. – E a mulher respondeu:

-- É isso mesmo! Certa vez o pai de meu marido foi morto aqui por um tigre. Aconteceu o mesmo com o meu marido, e agora meu filho morreu do mesmo modo. Estamos sempre com esse fantasma da morte rondando nossas aldeias. É muito sofrimento. Passamos horas e horas sem sono, ou fazendo revezamento para que um dos nós, pelo menos, fique acordado em razão da possibilidade desses tigres aparecerem, e cada vez mais vorazes.

O mestre passou a fitar aquela senhora e os que a acompanhavam, bastante amedrontados. Pensou, refletiu. De repente, com a voz calma e macia de sempre, interrogou a mulher:

-- Já que sua gente está sendo ameaçada pelos tigres, causando todo esse transtorno, por que você não deixa de vez este lugar? Vá ver se encontra outro lugar, cultive a terra, edifique uma casa ou duas, e passe a alojar seus parentes lá!

A mulher, sem pensar muito, respondeu ao mestre chinês:

-- Não podemos sair deste lugar, porque aqui não há governo opressor.

Iluminado, o mestre dirigiu aos seus discípulos e falou com bastante sabedoria:

-- Lembrai-vos, meus filhos: um governo opressor é mais terrível do que os tigres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário